top of page
shutterstock_400194070.jpg

Dermatologia Cirúrgica

A Cirurgia dermatológica compreende uma grande variedade de técnicas para remover ou modificar os tecidoscutâneos por razões cosméticas ou de saúde.
Pode ser utilizada para estabelecer um diagnóstico definitivo, para remover proliferações cutâneas benignas oumalignas que podem interferir com as funções normais do corpo ou podem causar sintomas como dor, prurido ousangramento, para melhorar a cosmética da pele removendo proliferações, escoriações, danos causados pela idade,luz do sol ou doenças.

 

Na maioria dos casos, problemas cutâneos que requerem cirurgia dermatológica podem ser feitos no consultório do dermatologista e geralmente com anestesia local.
 

ALGUNS DOS TRATAMENTOS CIRÚRGICOS REALIZADOS PELO SEU DERMATOLOGISTA

Cauterização: Tratamento de lesões cutâneas com bisturi elétrico ou ácidos, promovendo destruição dostecidos. A cauterização é muito usada no caso de verrugas virais e algumas lesões queratósicas benignas epré-malígnas.

 

Cirurgia a Laser: Aplicação de feixes de luz (raio laser) sobre a lesão para cortá-la ou vaporizar ascélulas que a compõem.

 

Cirurgia da Unha Encravada: O tratamento é realizado com anestesia local e consiste na retirada parcial da unha doente.

 

Cirurgia Micrográfica de Mohs: Cirurgia Micrográfica é um método cirúrgico e laboratorial que permite ao cirurgião retirar apenas o tumor, controlando microscopicamente todo o procedimento.

 

Criocirurgia: Criocirurgia é uma técnica de tratamento por congelamento, atualmente realizada por meio do nitrogênio líquido, que diminui a temperatura dos tecidos ou das células.

 

Curetagem: Método que utiliza um instrumento cortante para raspar a pele e remover lesões superficiais,pode ser associado a cauterizações químicas ou eletrocauterizações.

 

Dermoabrasão: Esfoliação mecânica da pele, utilizando lixas manuais ou elétricas para remover leõessuperficiais, cicatrizes, manchas e lesões pré-cancerígenas. Pode também remover alguns pigmentos detatuagens, total ou parcialmente.

 

Enxertos e Retalhos: Transferência de tecidos bons para áreas que perderam a pele. Muito utilizados nofechamento de cirurgias de câncer de pele ou em queimaduras.

 

Excisão Cirúrgica: Corresponde à retirada da pele que contém a lesão, com margem de segurança que variaconforme o tipo de câncer. Posteriormente a pele é fechada através de pontos. Pode ser realizada em todosos tipos de câncer de pele sendo o tratamento de escolha para o melanoma.

 

Imiquimod: Quimioterapia tópica aplicada em verrugas e pequenos tumores de pele, sem tratamento cirúrgico.

Terapia fotodinâmica:  A terapia fotodinâmica é uma opção menos nociva de tratamento para o câncer de pele eoutras complicações, que utiliza substâncias fotoquímicas com fins terapêuticos.

 

Cirurgias das pálpebras: A cirurgia de pálpebras, ou blefaroplastia, é um procedimento para remover o excesso de pele e bolsas degordura que se acumulam sobre as pálpebras superiores e/ou inferiores, proporcionando ao rosto um aspectorejuvenescido.
Na blefaroplastia superior, remove-se, do centro de cada pálpebra superior, uma dobra horizontal de pele, de modo aque a cicatriz se localize ao longo de uma prega natural, ficando escondida quando a pálpebra está aberta. Nablefaroplastia inferior, a incisão é feita logo abaixo dos cílios, de modo a que a cicatriz fique na zona de sombra dasmesmas e se prolongue de modo a não ficar visível.A cirurgia é realizada normalmente com anestesia local em regime de cirurgia de ambulatório e demora de uma horae meia a duas horas.

 

Correção de lóbulo de orelha: O alargamento do orifício dos lóbulos das orelhas por uso de brincos pesados ou por trauma por tração podeprovocar a ruptura completa do lóbulo da orelha. O problema pode ser corrigido por um procedimento cirúrgicorelativamente simples, realizado em consultório com anestesia local, sem necessidade de sedação, no qual omédico reaviva e sutura as bordas da orelha, cobrindo os pontos com um pequeno curativo.Inicialmente, o procedimento gera uma cicatriz avermelhada, que com o tempo evolui para a cor normal das orelhas.No entanto, podem ocorrer queloides ou cicatrizes hipertróficas, que serão tratados pelo médico. A recuperação érápida e não interfere na rotina do paciente, que deve aguardar pelo menos seis meses para furar novamente aorelha e voltar a usar brincos.

 

Lipoaspiração Tumescente: Desenvolvida pelo cirurgião dermatológico Jeffrey Klein nos anos 1980, a lipoaspiração tumescente mudou aremoção cirúrgica de gordura corporal localizada. Neste método, uma solução anestésica à base de lidocaína eoutros produtos é diluída em soro fisiológico e infiltrada em grande quantidade na camada gordurosa da pele. Issoprovoca um intumescimento local, contraindo vasos sanguíneos e diminuindo sangramentos e hematomas. Além douso da anestesia local e do menor sangramento, a técnica se notabiliza pelo baixo índice de complicações graves.
A lipoaspiração tumescente deve ser realizada por um profissional capacitado, em ambiente cirúrgico. Quando ascondições do paciente forem boas, pode ser uma sala cirúrgica não hospitalar. O procedimento envolve injeção degrandes volumes de uma solução diretamente dentro das áreas de depósito excessivo de gordura. Depois que umapequena incisão é feita na pele, microcânulas são inseridas dentro da camada de gordura. Elas podem serconectadas ou não a uma máquina de vácuo e com movimentos de vaivém, a gordura é sugada através do tubopara um sistema de coleção estéril, ou no caso da lipoaspiração manual, para a seringa. Uma cinta de compressãoelástica é usada para ajudar na contração da pele e na recuperação. O resultado é uma “escultura” que transformaáreas salientes em contornos mais atraentes.
A lipoaspiração tumescente tem como benefício diminuir as irregularidades da pele, provocar menor sangramento,menor contusão e permitir recuperação mais rápida. É mais efetiva para remover depósitos de gordura localizadaque não respondem aos exercícios ou dieta, e não tem o objetivo de ser um substituto para a perda de peso, massim um procedimento para a definição de contornos. Por utilizar anestesia local, a lipoaspiração tumescente permite remover no máximo dois litros de gordura porsessão, sendo uma opção indicada para pacientes que apresentam gordura localizada, mas não são obesos.

Endolaser: Endolaser é um tratamento que utiliza uma fonte geradora de laser de diodo, capaz de destruir toda a camada superficial justa derme de grupos de adipócitos. Na prática, é a aplicação de laser que funciona abaixo da pele e destrói as células gordurosas. Esse processo corrige o aspecto parecido com casca de laranja e melhora a flacidez. Pode ser associado ou não à lipoaspiração.

Transplante capilar ou Transplante de Unidades Foliculares: Consiste na retirada de unidades foliculares- UFs (estrutura que contém de 1 a 4 fios, a raiz ou folículo piloso, glândulas sebáceas e músculo pilo eretor) de uma área não acometida pela calvície, normalmente a região occipital(nuca), e a colocação das unidades na área acometida pela alopecia.
São elegíveis para o procedimento pacientes de ambos os sexos e que contem com uma boa área doadora. Umaboa área doadora é fundamental para que se obtenha uma quantidade de UFs suficientes um bom resultado cosmético. ​

As principais indicações do Transplante de Cabelos são:

  • Alopecia Androgenésica (calvície).

  • Correção de cicatrizes em couro cabeludo, sobrancelhas e barba pós acidentes, queimaduras, cirurgias oudoenças dermatológicas inflamatórias ou infecciosas que atinjam essas regiões.

  • Melhora da densidade em sobrancelhas, cílios e barba.

​​Transplante de sobrancelha: O transplante de sobrancelha é um procedimento indicado para os casos de perda da mesma, o que normalmente está ligado a fatores como depilação contínua com pinças, tricotilomania (costume involuntário de arrancar os fios),cicatrizes, queimaduras, acidentes e outros tipos de trauma no local.
Na reconstrução de sobrancelha, a técnica mais indicada é a FUE (Follicular Unit Extraction) que remove unidadesfoliculares pré-selecionadas contendo apenas um fio de cabelo. Essa técnica tem a vantagem de não deixarcicatrizes no local, quando comparada à técnica tradicional FUT (Follicular Unit Transplantation), em que as unidadesfoliculares de um fio são obtidas pela remoção de um segmento do couro cabeludo, com cerca de 8 cm na região danuca, o que deixa uma cicatriz linear no local.
Para que se alcance um resultado harmônico, o transplante de sobrancelhas utiliza material colhido de áreas em queo cabelo não apresenta calvície e em unidades foliculares de um fio cada. Normalmente, a área escolhida é logoacima da nuca, onde os fios são mais finos.
Como as unidades foliculares são retiradas do couro cabeludo, existe a possibilidade de um crescimento desigualem relação aos existentes na sobrancelha, havendo necessidade de os fios transplantados serem aparados detempos em tempos.

 

O procedimento é realizado com anestesia local e dura aproximadamente duas horas.

SAIBA MAIS
http://www.sbd.org.br/informacoes/procedimentos/

https://www.sbcd.org.br/procedimentos/98/

bottom of page